Quem somos nós?

Quatro artistas interferindo em um mesmo suporte criam juntas uma poética coletiva. O grupo percebeu que há questões que vão além do ato de pintar juntas, pois o criar coletivamente é o resultado de conversas, encontros, vivências, onde o questionamento das individualidades, dos gestos, dos gostos, possibilitam a descoberta que Superfície é o acolhimento de todas as ações.

A construção de um trabalho é sinalizada pela primeira ação que pode ser uma mancha, um desenho, uma pincelada, um carimbo, um escorrer ou uma linha. A ação inicial rege as próximas que vão interagindo entre si, proporcionando uma liberdade que é dada pela integração dos gestos, gestos que são guiados pelo olhar atento de cada integrante que vê no espaço compartilhado a oportunidade de integrar o que é seu, com o que é da outra e com o que é do grupo, já não é mais a ação individual ela entrega-se ao espaço, numa ação de desprendimento e partilha.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Trabalho que está exposto no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, no III Prêmio de Artes Visuais Simões Lopes Neto.




Rastros de Alma 

Imersas no Universo Simoniano, transitamos de um lado a outro da narrativa, habitando os caminhos percorridos pelo escritor, ora da memória, ora da história. A partir das leituras elegemos uma linguagem plástica que fizesse fronteira entre os dois universos: a Literatura e as Artes Visuais. Propomos percursos narrativos, onde o desenho e a linha dão um suporte para a criação de um território do sensível, que depois de elaborados são reconfigurados através de uma escrita com fragmentos dos contos de Simões. Esses territórios transcritos para o papel são nossas impressões, contaminadas pelo processo mágico do ”era uma vez”, pela fronteira entre o imaginado e o real, o bem e mal, o profano e o sagrado e o imanente e o transcendente. Detectamos na forma e no conteúdo da escrita Simoniana, níveis e núcleos significativos que representam as camadas de um universo criado pelo escritor, o que nos possibilitou buscar esses “rastros de almas”.

Grupo Superfície

Nenhum comentário:

Postar um comentário